Audiência Pública | Biometria, revisão e a segurança do processo eleitoral.
A audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (14/10), no salão paroquial Miracy Dias, contou com a presença de autoridades do judiciário maranhense e de Alto Alegre do Maranhão, entre elas, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão – TRE-MA, Cleones Cunha; a juíza eleitoral Selecina Henrique Locateli da 35°zona eleitoral de São Luís Gonzaga do Maranhão/Alto Alegre do Maranhão; o presidente da Câmara Municipal, Manoel Rodrigues e a vice-prefeita, Paula Noleto.
O objetivo da audiência pública foi discutir e esclarecer dúvidas sobre o processo de cadastramento biométrico obrigatório para os eleitores Altoalegrenses que se iniciou no final de setembro de 2019. A meta do TRE-MA em Alto Alegre é cadastrar certa de 12 mil eleitores.
Em sua fala, o presidente do TRE-MA abordou a história das eleições no Brasil bem como o processo de modernização da Justiça Eleitoral, Cleones Cunha assegurou que a biometria é confiável e veio para acabar com boatos e possíveis fraudes.
A juíza, Selecina Henrique, alertou a população para a perda de benefícios caso os eleitores não realizem o cadastramento biométrico, pois o prazo é somente até dezembro deste ano. O Cartório Eleitoral permanecerá até o dia 08 de novembro realizando a biometria no prédio da Câmara Municipal.