Home > Educação > Confira a íntegra da entrevista com o…
Educação

Confira a íntegra da entrevista com o Prof. Jackson Silva ao portal bacaba

Homenageado no próximo “Troféu Bacaba” 2019, prof. Jackson Silva fala sobre reconhecimento e diz: “Receber premiação dessa magnitude é motivação a mais”. Confira a íntegra da entrevista.

Acontecerá no dia 23 de novembro deste ano, mais uma edição do TROFÉU BACABA, o evento é realizado todos os anos e tem como objetivo homenagear, através de reconhecimento e valorização, os bons trabalhos prestados à sociedade bacabalense por personalidades em todos os setores: educacional, empresarial, político etc., O evento já é consolidado e neste ano trará uma série de atrações especiais, como as presenças da Miss e Piauí ( Dagmara Landin) e do mister Piauí (Vitor Vieira), além de atrações musicais, como a dupla sertaneja Letícia e Ruan e Dj Neykito Sumer. Uma mega decoração está sendo preparada para deixar o Classe A Eventos prontamente preparado para esse grande dia. Estaremos realizando uma rodada de entrevistas com personalidades homenageadas neste ano. O entrevistado primeiro é o professor Jackson Silva. A entrevista você confere abaixo:

Site Bacaba: Prof. Jackson Silva, sabe-se que você não é bacabalense, mas aqui já reside desde muitos anos. Gostaria que falasse um pouco sobre sua vinda à cidade.

Prof. Jackson Silva: De fato, eu sou de Capinzal do Norte-MA, que fica 110 km de Bacabal, eu vim aqui a trabalho inicialmente no dia 05 de outubro de 2005, portanto, há 14 anos. Uma vez que vim trabalhar, também vim nessa perspectiva de morar aqui nessa cidade a trabalho, haja vista naquele ano estar terminando o ensino médio. E logo prestei vestibular na UEMA, logrei êxito e me formei na primeira graduação em Administração.

Site Bacaba: Bem, essa então foi sua primeira graduação. Mas hoje se sabe que o sr tem outras formações acadêmicas, como Filosofia, inclusive estar cursando doutorado em Ciência da Educação. Então, eu gostaria que o sr fizesse agora um apanhado sobre sua carreira, para que nossos leitores do site Bacaba possa lhe conhecer um pouco mais.

Prof. Jackson Silva: Então minha carreira acadêmica sobretudo voltada à notoriedade de ser professor, de fato, ela toma um norte como base já em 2005 quando eu já aqui estava e eu já fazia uns trabalhos voluntários nas escolas famílias agrícolas como em São Luís Gonzaga-MA, por exemplo. E ao terminar o curso de Administração, logo fiz docência do Ensino Superior, que é uma especialização e comecei a dar aula na região, em faculdades, institutos particulares na área de Administração, como em outras áreas afins. Bem, depois fiz outra especialização em Gestão Ambiental na UEMA de Imperatriz, bem como ingressei no Mestrado na Universidade de Rosário na Argentina e logo depois o doutorado, faltando apenas o diploma, mas já tenho a titulação em Ciência da Educação. Dentro dessa perspectiva trabalhei em empresas privadas, bem como no terceiro setor aqui em Bacabal, mas de fato o que me apaixona é a sala de aula, é a docência. A docência para mim tem um significado muito especial, esse contato com as pessoas, com os atores transformadores da sociedade que são os discentes. Isso é encantador para mim! É onde me sinto bem, onde me alegro, onde vislumbro uma sociedade melhor. Sou apaixonado pela área.

Site Bacaba:  E qual sua atuação atualmente,

Prof. Jackson Silva: Atualmente estou na CESB-UEMA, bem como na UNIPLAN (universidade privada) e também estive na Faculdade Pitágoras com a perspectiva de voltar a essa instituição também. Outra instituição aqui em Bacabal onde trabalho é no Instituto Queiróz, nos cursos de graduação e pós-graduação.

Site Bacaba: Agora dia 23 de novembro, vai acontecer mais uma edição do “Troféu Bacaba” que já é um evento tradicional na cidade e o sr vai ser um dos homenageados neste ano, recebendo o troféu. Mas que é um troféu que atesta, acima de tudo, o mérito de reconhecimento daquilo que o sr prestou e presta à sociedade bacabalense. Então, gostaria de saber como você se sente ao ser uma das personalidades homenageadas por ter contribuído e ainda contribui com a cidade de Bacabal, especialmente na área educacional

Prof. Jackson Silva: De fato é a primeira vez que eu recebo com tamanha honraria, nessa cidade aqui em especial, um reconhecimento salutar, uma vez que tenho me empenhado, de forma exitosa nas instituições de ensino onde presto serviço, isso pode ser percebido a partir das premiações que lá tenho recebido em todas elas. Desde a antiga FEBAC (agora Pitágoras), tenho sobressaído como um dos melhores, senão seguidamente, em dois momentos, dois semestres, como o melhor professor, bem como na UEMA e também, não menos diferente na UNIPLAN. Portanto, receber uma premiação dessa magnitude para mim transparece uma motivação a mais.

Site Bacaba: E como o sr vê essa proeza do empresário Johnson, ao realizar um evento como este, que não é fácil, mas que já se tornou consolidado, no caso o “Troféu Bacaba”. Então como avalia

Prof. Jackson Silva: O Johnson é uma figura cosmopolitamente falando, bacabalense, então Bacabal tem esse presente, que é uma pessoa empreendedora e em seus negócios vislumbra um Bacabal mais bonito, um Bacabal arte, um Bacabal de celebrar aquilo que se tem de melhor, então chega a ser poético o trabalho do ponto de vista da alimentação daquilo que Bacabal tem de melhor ou que pode oferecer. Então, eu quero muito parabenizar o trabalho dele. De longas datas eu sou um admirador dele. Já tivemos algumas parcerias em outros trabalhos, então voltar a se aproximar dessa pessoa que faz com muita alegria e com muito amor seu trabalho é senão, coroar, todo esse trabalho que também tenho me empenhado a fazer.

Site Bacaba: você acha que um evento como este deve continuar acontecendo na cidade ou que outros também possam surgir afim de valorar e ao mesmo tempo reconhecer outras tantas personalidades importantes, assim como o sr é aqui para a cidade de Bacabal

Prof. Jackson Silva: Isso tem um significado ímpar para cada cidade. Uma vez que destaca aqueles que contribuíram ao longo do ano para tornar a sociedade bem melhor nos vários âmbitos: político, social, cultural e educacional. Obviamente, a notoriedade que dão às personalidades, transparece para extra muro da sociedade bacabalense e da região, o quanto a região tem de bom.

 

Site Bacaba: Muito obrigado pela entrevista, professor Jackson Silva e fique à vontade para suas considerações finais.

Prof. Jackson Silva: Muito agradecido pelo espaço. Eu poder manifestar minha narrativa em torno dentro dessa perspectiva de uma sociedade melhor. Eu espero muito mesmo que a sociedade bacabalense seja, quiçá, em breve tempo, uma cidade bem melhor pra se viver. Eu ainda agradeço muito pela acolhida em estar aqui radicado a 14 anos. É uma cidade que gosto, porque não dizer, uma cidade que eu amo. E não tenho nenhuma pretensão de mudar daqui. Mas penso que é necessário acima de tudo, melhorar, pois está muito abandonada ainda, sobretudo, nos últimos 10 anos.

O professor Jackson Silva será um dos homenageados no dia 23 de novembro no “TROFÉU BACABA”, por sua contribuição à cidade especialmente no aspecto educacional, sendo hoje um dos professores mais reconhecidos no âmbito do ensino superior. É administrador, filósofo e recentemente graduou-se também em Letras.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS

< Voltar