Home > Notícias > Dr Walber Neto Lopes Pinto, procurador…
Notícias

Dr Walber Neto Lopes Pinto, procurador do município em entrevista exclusiva ao portal bacaba “Homenageado troféu Bacaba 2019”

Com exclusividade, Dr Walber Neto Lopes Pinto em entrevista ao Bacaba: “hoje estou a frente desta importante pasta e com todo desvelo exerço essa função. Na procuradoria tem-se um trabalho colossal, que se faz com toda a equipe, mas por vezes nem todos sabem o que lá é feito.”, diz sobre a função de procurador do município. Saiba mais…

Acontecerá no dia 23 de novembro deste ano, mais uma edição do TROFÉU BACABA, o evento é realizado todos os anos e tem como objetivo homenagear, através de reconhecimento e valorização, os bons trabalhos prestados à sociedade bacabalense por personalidades em todos os setores: educacional, empresarial, político, esportivo etc.,

Estaremos realizando uma rodada de entrevistas com personalidades homenageadas neste ano.

Hoje o nosso entrevistado é o Dr. Walber Neto Lopes Pinto, graduado em Letras e Direito, especialista em língua portuguesa, gestão pública, criminologia, dentre outros cursos, atualmente é um dos secretários do municipais, ocupando o cargo de procurador geral do Município de Bacabal. Acompanhe a integra dessa entrevista:

Site Bacaba: Relate pra gente como se deu sua trajetória pessoal de vida, para que nossos leitores possam melhor conhecer sua história, Dr Walber Neto

 

Dr Walber Neto: Bom dia. Sou de Bacabal, filho do professor Walber Pinto Filho, o qual tem suas raízes no povoado brejinho, zona rural de nossa cidade e de Maria do Socorro Lopes Pinto conhecida por “irmã Socorro”, que  da região de Paulo Ramos-MA,  que até hoje, residem na Rua Carlos Pereira, lugar em que passei maior parte de minha vida e lá coloquei meu escritório. Tenho um irmão chamado Walberth Ricardo Lopes Pinto, policial militar, professor e acadêmico de direito, e um filho muito especial de 04 (quatro anos) chamado Enzo Haziel Rios Pinto.

Sou católico e com base nessa religião busco sempre estar vivendo dentro dos seus preceitos, sou uma pessoa simples, gosto de estar junto ao povo, um apaixonado por política, tendo muito atuado no movimento estudantil quando cursava letras, oportunidade na qual fui um dos Secretários Nacionais da Executiva de Letras – ExNEL, tendo ainda ocupado outros cargos representativos. Gosto muito de ler, afinal ser professor, advogado e pai de autista, assim o exigem, tenho dentre meus focos,  sempre prestar caridade, sou um apaixonado por futebol (torcedor do BEC e Flamengo), por motociclismo – membro do moto clube bodes do asfalto -, bem como gosto de trabalhar, viajar, pescar e confraternizar-se com amigos, dentre outras atividades.

Site Bacaba: Dr Walber Neto, o que o levou a optar pela formação em Direito e atuar nesta área.

 

Dr Walber Neto: É uma paixão, assim como a docência. Quanto à formação acadêmica, primeiramente insta salientar que venho de família de pessoas ligadas à educação, meu pai, minha madrinha e tia Irismar, Isauber, Aurora, Conceição, minha mãe que há tempos trabalha na parte de auxílio à gestão escolar, dentre outros familiares que há tempos vêm contribuindo com a formação educacional da população bacabalense, e além de familiares maternos, os quais contribuem com a formação educacional na cidade de Paulo Ramos – MA. Desbravar o direito foi algo excepcional sou feliz por trilhar nestas duas áreas de saber.

Assim que terminei o ensino médio, ingressei no curso de Letras português e literatura, na Universidade Estadual do Maranhão em nossa cidade, instituição à qual tenho grande admiração e respeito. Após me graduar, residi por quase 06 (seis) anos na cidade Caxias-MA, onde realizei um de meus sonhos: cursar Direito, e lá fiz grandes amigos, pessoas as quais tenho grande admiração.

De toda sorte, há de se mencionar, que no período em que residi na Cidade de Caxias, não abandonei as Letras, estive sempre exercendo a docência, em algumas instituições superiores, além do Programa de Formação de Docentes – PQD, e posteriormente no Programa Darcy Ribeiro, ambos da Universidade Estadual do Maranhão, instituição ainda a qual por algumas vezes fui professor substituto nos cursos de Letras e Direito, fato este que foi uma grande felicidade e satisfação, afinal é prazeroso voltar como docente na casa onde você foi acadêmico (letras), tendo ainda ingressado na rede estadual de educação.

Hoje estou feliz em viver em minha cidade natal e a ela está retribuindo como cidadão, seja como pessoa ou profissional, espero que esta continue sempre na linha do desenvolvimento, somos um polo forte em vários setores, e a projeção é crescer mais ainda, bom fazer parte disso.

Site Bacaba: Dr Walber Neto, sabe-se que é também bastante engajado politicamente. Conte pra gente sobre isso.

Dr Walber Neto: Sempre fui muito ligado à política. Todos os meus familiares paternos e maternos sempre estiveram envolvidos na vida pública e é com grande satisfação que eu aceitei o convite do nosso prefeito, que me designou para ser Procurador Geral do Município. Sob suas determinações, a procuradoria em conjunto com toda a administração municipal, vem atuando fortemente para o progresso de nossa querida e amada cidade. Agradeço ainda a confiança de João Alberto, do deputado estadual Roberto Costa e do federal João Marcelo, e a todos que me abriram as portas para atuar no jurídico nas eleições ocorridas no ano de 2016, e que por meio destes obtive a confiança de nosso prefeito Edvan Brandão, e todos os seus apoiadores.

Site Bacaba: Em relação à sua atuação política, você sempre preferiu ficar nessa parte como procurador do município ou já passou por sua cabeça de galgar algum cargo político, tal como vereador, prefeito. Ou sempre quis dar sua contribuição ao município como advogado mesmo

Dr Walber Neto: Vida Pública é algo muito inextricável, são atos que demandam muito tempo, sendo imprescindível ter sabedoria força e beleza em todos os seus atos. Como dito, fiquei feliz com a proposta de nosso gestor para assumir a procuradoria geral, estou sempre à disposição para qualquer projeto, não apenas a procuradoria, mas hoje estou a frente desta importante pasta e com todo desvelo exerço essa função. Na procuradoria tem-se um trabalho colossal, que se faz com toda a equipe, mas por vezes nem todos sabem o que lá é feito, afinal é um setor que por sua essência tem pouca publicidade de seus atos, ficamos mais atuantes em bastidores.

Quanto à possibilidade de postular cargo eletivo, já ocupei e ocupo cargos eletivos, de menor proporção, quando comparados aos cargos arguidos, sonhar é um direito de todos e para todos, quem sabe um dia, mas neste momento, tenho projetos pessoais, e nessas horas necessário se faz vencer as paixões que todos nós temos, por vezes submeter às vontades que nos amovem de nossos propósitos, busco em verdade fazer ainda mais progressos em minha pessoal, na infindável jornada acadêmica, bem como aprimorar-me sempre na carreira profissional.

Site Bacaba: Muito obrigado pela entrevista.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS

< Voltar