Aconteceu hoje (26/08) no Centro de Convivência Social, o encontro de mulheres mães atípicas. A iniciativa foi da Prefeitura de Bacabal em parceria com a Associação de Mães de Autistas do Maranhão – AMMAR, de Bacabal. O evento contou com a presença do prefeito Edvan Brandão, da primeira-dama Ivaneide Brandão, do advogado Dr. Emílio Carvalho e de sua esposa Dra. Laryssa Carvalho, o vereador Alberto Sobrinho, a vice-prefeita Graciete Trabulsi e a presidente estadual da entidade, Jaciara Frazão.
No evento, aconteceu a entrega de cordões de girassol para as mães e crianças autistas presentes. Este gesto carrega um novo significado em Bacabal, uma vez que o município agora possui uma Lei Municipal (Lei nº 1.554, de 24 de maio de 2023) que assegura atendimento prioritário e mais humanizado às pessoas com autismo. Esta conquista é fruto do empenho do vereador Alberto Sobrinho, que propôs a lei, e do prefeito Edvan Brandão, que a sancionou.
O Dr. Emílio Carvalho, expressou sua emoção com palavras sinceras: “Emocionante compartilhar este momento único com minha esposa Laryssa, o prefeito Edvan Brandão, Neidinha Brandão e o Vereador Alberto Sobrinho. Celebramos nosso compromisso com o Projeto AMMAR, com gratidão e amor à jornada das mulheres e mães de autistas no Maranhão, em Bacabal.”
O prefeito Edvan Brandão, que também participou ativamente do encontro, ressaltou a relevância do evento: “Uma manhã especial com as mamães atípicas em um evento organizado com todo carinho pela associação AMMAR de Bacabal e a Prefeitura de Bacabal. O momento reuniu várias mães com filhos que passam por transtornos provocados pelo autismo. Nos colocamos à disposição para ajudar e, em breve, ganharão um local equipado e com profissionais qualificados para cuidar dos seus filhos.”