Home > Educação > Com 10 anos de gestão no Senac de…
Educação

Com 10 anos de gestão no Senac de Bacabal, sr Josiane Fontenele de Alcobaça fala em entrevista ao SITE BACABA, da importância da instituição na capacitação e empregabilidade dos bacabalenses.

Com 10 anos de gestão no Senac de Bacabal, sr Josiane Fontenele  de  Alcobaça fala em
entrevista ao SITE BACABA, da importância da instituição na
capacitação e empregabilidade dos bacabalenses.

Há mais de 70 anos, capacitando e educando profissionalmente milhares de pessoas em
todo o Brasil, o Senac, doravante Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, surge
em meados de 1946 em São Paulo. À época trazia através de suas atividades indícios de
que, poucos anos mais tarde, tornaria a instituição referência em educação profissional.
De lá para cá, foram muitas as inovações e muitos os fatores que concorreram para que o
Senac evoluísse na oferta de capacitação profissional com qualidade. Contribuindo,
juntamente com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) com a economia
e com a inserção dos brasileiros no mercado formal de trabalho.
Em Bacabal, a instituição começa a funcionar no ano de 1993, tendo sido o prédio ainda
cedido pela Prefeitura. A vinda do Senac veio suprir a necessidade de preparação de mão
de obra, necessária à época para os trabalhos que se desenvolviam nas industriais. É
devido a importância do Senac na atual realidade, contribuindo com a inserção de
milhares de pessoas no mercado de trabalho local e regional, que a equipe do SITE
BACABA foi conversar com o Sr Josiane, gerente da unidade em Bacabal. Sr Josiane
completou neste ano 10 anos à frente do Senac, tendo sido já homenageado em Bacabal
algumas vezes por sua atuação, inclusive homenageado no ano de 2018 pelo TROFÉU
BACABA, evento este que se realiza anualmente e homenageia as personalidades que
contribuem com o desenvolvimento de Bacabal. É em entrevista concedida à nossa equipe
que Sr Josiane conta tudo aos nossos leitores sobre a importância do Senac à nossa
cidade e região. Confira na íntegra:

SITE BACABA: Inicialmente gostaria que falasse sobre sua formação acadêmica.
Gerente SENAC, Sr Josiane: Eu me formei em Análise de Sistemas, pois sempre gostei
muito de informática e sempre busquei essa área da tecnologia. Porém ao me formar, não
atuei. Não tive desenvolvimento profissional na área. E aqui no Senac, por necessidade
da gestão, eu busquei fazer um outro curso, que foi em Administração de empresas. Então
são essas duas formações acadêmicas.
SITE BACABA: Como se deu sua inserção na gerência do Senac em Bacabal? Quando
e como foi se dando sua evolução profissional aqui dentro?
Gerente SENAC, Sr Josiane: Aqui no Senac em Bacabal, eu iniciei em 1999 como
aluno de um dos cursos. Fiz o curso introdução à informática e gostei muito do curso. Era
o professor Getúlio. Hoje ele ainda está no Senac, mas foi transferido pra São Luís. Em
seguida, fiz o curso de Operador de Computador e depois o curso de Editoração, que
trabalha com corel draw, photo shopp etc., e quando estava fazendo esse terceiro curso,
surgiu a oportunidade do seletivo aberto ao público. E fiz o seletivo para o cargo de
Assistente Administrativo. Fiquei em 2° lugar, era apenas uma vaga. Porém, a pessoa que
tinha sido aprovada, foi convocada, mas devido a indisponibilidade de horário, não
assumiu e aí foi convocado o segundo colocado. Então em maio do ano 2000, 5 de maio
precisamente, eu iniciei as minhas atividades aqui no Senac Bacabal, na gestão da Maria
de Jesus Pereira, hoje também ainda continua no Senac, mas em São Luís administrando
a Unidade Móvel. E assim iniciei aqui no Senac, na função de Assistente Administrativo
no dia 5 de maio do ano 2000.

 

SITE BACABA: E como foi se dando essa evolução a ponto de chegar à gerente da
instituição?
Gerente SENAC, Sr Josiane: principalmente o fato da instituição permitir esse
crescimento profissional. Então, eu via o Senac não só como possibilidade de crescimento
em termo de aprendizagem na minha função, mas oportunidade de fazer outros cursos.
Fiz inúmeros cursos. Estando aqui, eu observava quais cursos estavam relacionados ao
que eu gosto de fazer, de atuar… Porque acho que a principal função de qualquer
profissional é buscar fazer o que gosta e aqui no Senac eu me identifiquei muito. E
principalmente por você saber que a sua atuação está contribuindo para formação de
outras pessoas. “Quem participa do Senac, normalmente transforma sua vida”.
Quem de fato faz o curso e se dedica, consegue almejar coisas maiores. A gestora que me
referi quando iniciei, passou 3 ou 4 anos conosco, aí pediu transferência para São Luís,
veio outra gerente, na época Luciana que era de Santa Inês, passou pouco tempo, depois
retornou a Santa Inês. Depois teve a Darlen que também veio de fora, passou 2 ou 3 anos
e depois foi quando a Darlen sai, a direção regional fez o convite no ano de 2009, onde
eu já tinha 9 anos como Assistente Administrativo, aí o Diretor Regional me convidou
para assumir. E pra ser sincero, eu nunca havia pensando na possibilidade de ser gerente,
pelo contrário eu via como uma responsabilidade muito grande. Em julho deste ano
completei 10 anos de gerência.
SITE BACABA: Em um momento da sua fala, você disse “Quem participa do Senac,
normalmente transforma sua vida”. Em média, quantos alunos o Senac atende, levando-se em conta Bacabal e regiões adjacentes e qual a perspectiva de formação adotada pelo
Senac, isto é, qual profissional almeja o Senac formar para o mercado de trabalho?
Gerente SENAC, Sr Josiane: Em termo de números, a média de atendimento anual do
Senac é de 3.000 alunos. E aí vai em todas as áreas e cursos, como gestão, informática,
beleza e estética, saúde, comércio, gastronomia que a gente também está ofertando, cursos
novos… Moda… Agora a gente está com laboratório de corte e costura… Então todos os
segmentos e nas mais variadas faixas etárias de idade também. A gente atende aluno a
partir de 12 anos, pois o curso de informática permite e aí não tem um limite de idade…
Vai mesmo da busca pela qualificação profissional.
SITE BACABA: E o sujeito que se pretende formar com base nessa missão do Senac da
capacitação de jovens ao trabalho?
Gerente SENAC, Sr Josiane: Então, o Senac preza pela qualidade. Como eu disse, uma
pessoa que passa pelo Senac dificilmente vai sair daqui com a mesma visão que tinha. A
busca pelo Senac é sempre pela excelência. Fazemos com que o profissional que procura
o Senac, saia daqui com a preparação maior. Prova disso é que as empresas buscam
sempre alunos que passam pelo Senac, profissionais que passam pelo Senac. Uma outra
prova disso são os funcionários do próprio Senac. Aqui temos funcionários em que 90%
foram alunos do Senac. Praticamente o nosso quadro funcional são de pessoas que
passaram pelo Senac.
SITE BACABA: Vamos falar sobre o funcionamento da instituição. De que forma e por
quem é mantida, ou seja, qual o tipo de administração?
Gerente SENAC, Sr Josiane: O Senac é uma instituição privada, sem fins lucrativos.
Temos um papel social muito relevante. A administração regional é administrada pelo
Conselho da Federação do Comércio. O presidente da Federação do Comércio do
Maranhão é também presidente do Conselho do Senac. E nós temos a Confederação a
nível nacional, assim como também temos o Departamento Nacional do Senac, que é o
que administra nacionalmente. Então nós temos um padrão nacional da metodologia
pedagógica. O curso que a gente realiza aqui em Bacabal é o mesmo curso que se realiza
em outras localidades brasileiras. Claro que cada região tem suas peculiaridades e o
currículo acaba se flexibilizando, respeitando as particularidades regionais. Então, a
administração é dessa forma e acontece com a contribuição compulsória que é feita com
as médias e grandes empresas comerciais contribuem para o Senac. 1% da folha de
pagamento dessas empresas é repassado para o Senac e dessa forma a gente tem
possibilidade de manter a estrutura, os equipamentos, a qualidade da realização dos
cursos.
SITE BACABA: Como estamos falando da importância do Senac para a cidade de
Bacabal e região. Vamos voltar um pouco mais na história… O que gostaria de saber é
sobre a fundação do Senac aqui na cidade, quais fatores concorreram para isso… Um
relato histórico breve sobre digamos fundação da instituição.
Gerente SENAC, Sr Josiane: Inicialmente o Senac veio pra cá com uma delegacia com
o apoio da Prefeitura. Na época funcionando num prédio, que não era próprio, mas sim
cedido pela Prefeitura. Havia uma demanda pela qualificação profissional na época em
Bacabal, devido a indústrias que aqui tinham. Necessitava-se então suprir essa demanda.
Em 1993, houve a inauguração do prédio da unidade de Bacabal, cedido pela prefeitura,
tendo à época na administração municipal, a prefeita Raimunda Loiola. E a partir de 13
de novembro de 1993, inauguramos o prédio da unidade de Bacabal.
SITE BACABA: E com relação ao PROGRAMA APRENDIZAGEM PRIMEIRO
EMPREGO, devido à importância, fale um pouco para nós sobre.
Gerente SENAC, Sr Josiane: Temos um outro programa também importante a ressaltar,
o Programa de Inclusão Social, que acontece nas comunidades. É também gratuito e faz
parte do “Senac Gratuidade”. Anualmente nós realizamos 10 turmas e acontece em
parceria com instituições sem fins lucrativos, como igrejas, associações comunitárias,
clubes de mães… Pessoas que não têm condições de pagar o curso e também de
deslocamento. Ou seja, facilitar para que essas pessoas tenham também a oportunidade
de se qualificar. Os cursos que levamos nesse programa é com foco na geração de renda,
os cursos são de cabeleireira, manicure, bordados, etc., são cursos que vão possibilitar no
aumento da renda.
No que diz respeito ao Programa Aprendizagem Primeiro Emprego acontece em parceria
com as empresas que contribuem com o Senac, as médias e grandes empresas. Participam
do programa onde a própria empresa faz a seleção dos jovens. O programa possibilita ao
jovem de 14 a 24 anos, que não trabalhou ainda de carteira assinada, possa participar.
Tem a duração em média de 1 ano, durante esse período, o aprendiz vai estudar aqui no
Senac, alternando com a atividade na empresa. Isso possibilita que a teoria aprendida no
Senac possa ser aplicada na empresa.
SITE BACABA: Diante do que foi dito, é notável a importância do Senac para o setor
de comércio e serviços em BACABAL, uma vez que as empresas “abastecem “seus
quadros profissionais com ex alunos do Senac?!
Gerente SENAC, Sr Josiane: O papel da instituição Senac a Bacabal, mas não só a
Bacabal como para a região, pois temos a possibilidade de atender muitos municípios
vizinhos, é muito importante para qualificação profissional, tanto para os que vêm se
profissionalizar, como os que vêm se aperfeiçoar.
SITE BACABA: Para finalizar, fique à vontade para fazer suas considerações e ressalvas.
O espaço está aberto.
Gerente SENAC, Sr Josiane: gostaria de agradecer a oportunidade. Como falei
anteriormente, completo já 10 anos de gestão na unidade Senac de Bacabal, então eu me
sinto homenageado pelo Site Bacaba. Fico muito feliz em saber que estou também
fazendo parte desse novo projeto do site. Agradeço pela oportunidade de estar mostrando,
não só minha história, mas a da instituição. E reforçar o convite: para aqueles que ainda
não conhecem o Senac Bacabal, que venham conhecer as nossas instalações, nossos
laboratórios. Aqui está aberto das 8:00 da manhã às 22:00 de segunda a sexta. E aberto a
todo o público! Aqui não temos diferenciação de raça, de crença… O Senac busca sempre
a inclusão de todas as formas! Temos cursos de valores bem acessíveis, temos o programa
Senac Gratuidade. Por fim, o Senac está de todas as portas a todo o público que se
interessar pela capacitação de qualidade!

MAIS NOTÍCIAS

< Voltar