Aconteceu na noite de ontem, 21, no auditório da Faculdade Pitágoras, o lançamento oficial do curso superior de graduação em Medicina na cidade de Bacabal. O evento contou com a presença de acadêmicos, profissionais da saúde, políticos e gestores da instituição.
O curso, que requereu um longo processo de tramitação e trabalho, envolve desde a estruturação da Faculdade, assinatura de Termo de Compromisso do prefeito Edvan Brandão até a autorização do Ministério da Educação (MEC) publicando a portaria que autorizou o curso com a oferta de 50 vagas anuais no Município.
Para a acadêmica Monique Lima é a realização de um sonho, cursar Medicina em Bacabal. “É um sonho que acho que todos da minha turma tínhamos de entrar no curso de Medicina e quando esse curso chegou fiquei muito feliz porque moro em Bacabal sou de Bacabal e já estava me programando há algum tempo pra realizar esse curso fora da cidade. Então, hoje estou muito realizada em estar fazendo parte da primeira turma de Medicina da Pitágoras”.
A médica Denise Priolli, coordenadora do curso, destacou o diferencial da Faculdade Pitágoras na formação de novos médicos dentro do programa de residência médica que será aplicado no curso. “São 6 anos de curso e a gente trabalha em semestre, então, são 12 semestres. E a Pitágoras oferece alguns diferenciais em relação a esse curso. O aluno já desde o começo ele vai pra campos de estágios, então, ele aprende mais do que ciências, ele aprende a arte de fazer Medicina com aqueles que estão em campo”.
Para a diretora geral da Faculdade, Loianne Magalhães, a Prefeitura de Bacabal teve e continuará tendo participação importante na estruturação do curso de Medicina. “É um processo a muitas mãos. A gente primeiro prepara toda a faculdade, investe em infraestrutura, depois a gente recebe a comissão do MEC e graças a Deus chegamos até aqui é claro, em parceria com o Município, então a gente sabe que sem o Município a gente não conseguiria e essa parceria está contínua”, revelou.