IFMA-Bacabal abre vagas para seleção de formação no curso de espanhol e de Libras para estudantes de Bacabal e região.

211

IFMA-Bacabal abre vagas para seleção de formação no curso de espanhol e de Libras para estudantes de Bacabal e região.

 

O Centro de Idiomas do campus Bacabal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA torna público a abertura do processo de seleção para curso completo de espanhol e curso completo de Libras, aos estudantes de escola pública de ensino médio e de universidade pública da cidade de Bacabal e redondezas.

O curso de espanhol e o curso de Libras objetiva oportunizar à comunidade estudantil de escolas de ensino médio e universidades públicas da cidade de Bacabal e arredores, a formação de falantes no espanhol e a formação de sinalizantes em Libras, por meio da aprendizagem das línguas em questão.

Para concorrer à seleção, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:

1) Ser estudante regularmente matriculado no ensino médio de escola pública ou no ensino superior de universidade pública da cidade de Bacabal ou redondezas.

2) Ter média igual ou acima de 7,0 (sete) no histórico escolar do último período letivo da escola ou universidade de origem.

3) Não ter condições financeiras suficientes para custear um curso de línguas. (Em situação de vulnerabilidade socioeconômica – renda per capita familiar até um salário mínimo e meio R$ 1497,00).

Serão oferecidas 07 vagas para o curso de espanhol. Para o curso de Libras serão oferecidas 10 vagas. Ambos com o material didático incluso para 5 (cinco) semestres letivos. Sendo que cada candidato só poderá optar por 1 vaga no curso de espanhol ou 1 vaga para curso de Libras, não sendo possível a inscrição em mais de um curso. O curso de Espanhol e o curso de Libras, respectivamente, terão duração de dois anos e meio, divididos nos níveis: básico 1 e básico 2, intermediário 1, intermediário 2 e avançado 1. Ao final de cada nível, o aluno recebe certificação. A certificação completa acontece ao final do curso, ou seja, ao final do nível avançado 1, após dois anos e meio de curso.

As inscrições serão gratuitas e devem ser realizadas de 15 a 26 de agosto de 2019. Para tanto é necessário o preenchimento da ficha de inscrição e do formulário socioeconômico através dos links (https://forms.gle/XVgm9hApQGC6jHs5A / https://forms.gle/NZVHsfxjffi8sgKF9).

Além de entregar os seguintes documentos, até o dia 26/09/2019, na sala de protocolo do campus IFMA/Bacabal: Declaração ou comprovante de matrícula da escola ou universidade pública em que estuda, termo de compromisso preenchido (anexo I do edital), cópia do histórico escolar do último período letivo, comprovante de preenchimento do formulário socioeconômico obtido ao final de preenchimento do mesmo (imprimir página de resposta com a mensagem de que o formulário foi preenchido com sucesso) e documentação comprobatória de renda.

Para acessar ao edital completo da seleção para o curso de espanhol e para o curso de Libras formação de falantes e sinalizantes, direcionado aos alunos externos, ou seja, que não são alunos do IFMA, basta acessar o seguinte endereço eletrônico: https://bit.ly/2KB7nfL